10 novidades incríveis do Android 6.0 Marshmallow

Dados - X

A Google já havia revelado alguns detalhes sobre o Android Marshmallow durante a Google I/O 2015 — na época, o sistema operacional era chamado apenas de Android M —, mas agora ele está chegando oficialmente. Em um evento realizado na última terça-feira (29 de setembro), a empresa de Mountain View informou que o SO chega aos aparelhos Nexus já na próxima semana e traz várias novidades.

Confira agora mesmo quais são as principais mudanças que os consumidores poderão ver no novo sistema operacional em seus smartphones e tablets. Será que vale a pena atualizar o seu aparelho ou investir em um novo produto para ter acesso às novidades? Veja os novos recursos e pense se você quer ter tudo isso em suas mãos.

1. Now on Tap

O Google Now sempre foi uma excelente ferramenta para os consumidores do Android, mas agora ele chega com ainda mais rapidez. Basta segurar o botão “Home” do seu aparelho e esperar alguns segundos para que uma série de informações sobre as tarefas que estão sendo executadas possam ser carregadas — tudo relacionado ao que você está lendo, assistindo ou ouvindo.

2. Compartilhamento mais veloz

O Android sempre foi um sistema operacional que facilita o compartilhamento de itens entre usuários. Agora, a Google aplicou um novo sistema que pode deixar isso ainda mais rápido. Trata-se do Direct Share, que agrega as pessoas e aplicativos mais frequentes em opções de compartilhamento muito mais simples.

3. Desbloqueio por toque

A partir de agora, o suporte para sensores biométricos passa a ser nativo. Com os Nexus 6P e 5X isso será aproveitado através do Nexus Imprint, mas outros aparelhos também poderão fazer o mesmo com seus sensores proprietários. Vale dizer que este recurso depende do hardware empregado pelas fabricantes.

4. Segurança mais forte com inicialização verificada

Quando seu dispositivo for inicializado, o recurso de inicialização verificada lhe avisa se o firmware e o sistema operacional do Android estiverem diferentes da versão de fábrica para que você saiba que está recebendo a experiência Android pura.

5. Novas permissões

Ao contrário do que acontecia antes, o Android Marshmallow tem muito mais clareza nas permissões que cada aplicativo exige para que possa ser utilizado. Em vez de todas as permissões serem solicitadas no momento da instalação, elas serão exibidas de maneira gradativa e de acordo com as necessidades de cada momento.

6. Backups automáticos

Um recurso para quem adora fazer formatações ou troca de aparelhos constantemente está nos backups automáticos. Habilitando a opção, torna-se possível fazer a sincronização de aplicativos e configurações com muito mais velocidade e segurança.

7. Recursos por voz

A partir de agora, as funções de reconhecimento de voz não ficam mais restritas aos aplicativos da própria Google. Utilizando novos kits de desenvolvimento, outros apps poderão se aproveitar dessas possibilidades para integrar comandos de voz com o SO.

8. Bateria inteligente

Um sistema de utilização inteligente da bateria pode ajudar — e muito — a gerenciar a carga dela. Isso permite que aplicativos em segundo plano não consumam processos e também que as tarefas mais pesadas sejam suspensas em períodos de ociosidade. Tudo para evitar que você fique sem bateria na hora em que mais precisar.

9. USB Type C

Com a mudança dos conectores para o padrão USB Type C, a Google adicionou o suporte nativo para a tecnologia. Agora, os aparelhos podem transferir dados de um modo muito mais rápido, sendo que os carregamentos também passam a ser mais velozes.

10. Armazenamento flexível

Com essa nova opção, os usuários podem usar o armazenamento externo como parte da memória interna. Dessa forma, aplicativos e jogos passam a ser instalados na expansão, obtendo as mesmas vantagens dos armazenamentos internos. O Armazenamento Flexível criptografa aplicativos e dados em seu cartão SD para que fiquem trancados em seu dispositivo. Este recurso depende do hardware empregado pelas fabricantes.