7 dos melhores teclados alternativos para Android, iPhone e iPad

Dados - X

Você pode até não reparar, mas um dos recursos que você mais utiliza em seu smartphone é o teclado. É com ele que você escreve emails, mensagens, legendas para fotografias e comentários para as redes sociais — apenas para citar alguns exemplos. E, por esses motivos, fica claro por que a experiência de uso de um aparelho pode ser muito afetada se você não usar um teclado adequado.

Por sorte, existem muitas opções de teclados para quem quer personalizar a utilização dos aparelhos, e o que antes era algo exclusivo para os usuários do Android agora também é uma realidade nos iPhones e iPads — uma vez que a Apple atualizou o sistema operacional iOS para permitir que aplicativos de terceiros assumam o controle de uma série de funções, como a inserção de caracteres.

Você certamente conhece alguns deles, mas será que sabe quais são os mais legais que podem ser encontrados nas lojas de apps? Hoje nós trouxemos várias dicas que podem ajudar qualquer pessoa a ter mais opções na hora de digitar seus textos para a composição de mensagens, por exemplo. Está curioso? Então confira tudo o que separamos agora mesmo neste artigo.

1. SwiftKey (iOS 8, Android)

Um dos teclados mais conhecidos dos usuários de smartphones Android já está no mercado faz algum tempo, mas mesmo assim ele continua se renovando e figurando nas seleções de grande parte dos consumidores. Desde que o iOS 8 foi anunciado com permissões para teclados externos, ficou praticamente impossível não citar o aplicativo nas listas de melhores teclados.

Mas o que faz dele uma das melhores opções disponíveis no mercado atualmente? Para começar, ele permite que qualquer usuário do Android possa digitar seus textos com muito mais facilidade, uma vez que conta com um sistema de sugestões de palavras com base no próprio texto — tendo ainda uma progressão de aprendizado bem interessante para criar frases particulares de cada consumidor.

Também é possível utilizar o modo Flow, em que só é necessário deslizar o dedo entre os botões para fazer com que as palavras sejam compostas — sendo que esse recurso também já está disponível para os donos de iPads e iPhones. Além disso, existe uma grande quantidade de temas que podem ser utilizados para colorir os teclados.

2. Custom Keyboard (iOS 8)

Para quem está cansado de teclados comuns e iguais a todos os outros, talvez a utilização do Custom Keyboard seja uma excelente ideia. Ele traz possibilidades bem completas àqueles que gostam personalizar tudo o que existe em um smartphone. Com ele, os usuários podem escolher até mesmo o formato das teclas — optando por modos mais retangulares ou arredondados, por exemplo.

Também é bem simples fazer alterações relacionadas às cores das teclas exibidas no aparelho, sendo que os usuários que gostam de sons podem ainda escolher diferentes áudios para os momentos em que as elas são pressionadas — felizmente também há opções para manter essa opção desativada, com as teclas silenciosas. Vale dizer que até mesmo as fontes podem ser alteradas neste app.

3. A.I. Type Keyboard (iOS, Android)

Este teclado disponível para as duas principais plataformas móveis promete muito mais “inteligência artificial” do que seus concorrentes. Isso acontece graças ao sistema de aprendizado que permite a composição de textos com mais velocidade do que seria possível com um teclado comum — como eram os primeiros existentes nos smartphones e como era visto no iOS até pouco tempo atrás.

Uma diferença dele em relação a outros teclados é a possibilidade de personalização de vários detalhes — havendo centenas de temas totalmente gratuitos e permitindo ainda a utilização de suas próprias fotos como tema. Isso vale também para a alteração de tamanhos de teclas de uma maneira bem dinâmica, não demandando configurações mais complexas durante a utilização.

Outro recurso bem interessante é a adição de uma quinta linha de teclas. Em vez de limitar a exibição a três linhas de letras e uma de números, é possível adicionar uma apenas com caracteres especiais para pontuação, por exemplo. Na versão para Android, ainda é possível utilizar a ferramenta para ter acesso rápido aos principais emojis disponíveis no mercado.

4. Flesky (iOS, Android)

Também com uma grande quantidade de temas disponíveis, o Flesky se diferencia de outros aplicativos mencionados por limitar a personalização à alteração de cores dos teclados que serão exibidas. Ele também traz um sistema inteligente integrado para garantir que a autocorreção das palavras não resulte em mensagens incompreensíveis e desconexas — ou ao menos evitar isso.

O Flesky promete ser um dos teclados mais rápidos que estão disponíveis nas lojas de aplicativos para os sistemas portáteis. Isso acontece porque o app apresenta um sistema bem avançado de sugestão de palavras — tanto durante a digitação delas quanto para as que fazem conexão com os termos já digitados.

A quem prefere digitar com emojis, é importante mencionar que o Flesky traz uma grande quantidade deles. Ao todo, são mais de 800 opções para quem está sempre querendo deixar as mensagens mais bonitas e divertidas — sem a frieza que faz parte dos textos compostos apenas por palavras.

5. Ginger (iOS, Android)

Mais do que um teclado, o Ginger é uma ferramenta de melhorias para a composição de textos. O aplicativo permite que os consumidores façam uma série de modificações nos temas, além de contar com recursos que tornam a digitação muito mais veloz — sendo que a predição de textos é a principal delas, permitindo que palavras inteiras sejam feitas com apenas um toque.

Também há outros dois pontos do aplicativo que fazem com que ele se destaque no mercado. O primeiro deles é o verificador ortográfico avançado, que permite a correção rápida de gramática, digitação e pontuação — sendo possível configurar vários pontos desse corretor. O outro é o sistema de recomposição das frases, que sugere novas formas de modificar sentenças inteiras para evitar repetições.

Outro recurso que merece ser mencionado é o Ginger Page. Ele funciona como um bloco de notas para a criação de textos, sendo que os documentos criados podem ser compartilhados em diversos aplicativos logo em seguida. Uma excelente opção para que gosta de escrever textos mais complexos na internet.

6. TouchPal Keyboard (iOS, Android)

Este é um dos teclados menos conhecidos dos que estão listados na nossa seleção. Mesmo assim, é preciso dizer que o aplicativo consegue se destacar bastante em relação a muitos de seus concorrentes. Ele traz mais de 800 emojis para enfeitar suas conversas, e isso é apenas um dos recursos disponíveis no sistema, que também oferece controle por gestos para diversas inserções de caracteres.

Um ponto bem interessante do aplicativo está no espaço entre as teclas. Sem serem grudadas umas nas outras, elas permitem que os consumidores tenham mais conforto na digitação, ou seja, menos teclas sendo pressionadas indevidamente por estarem muito próximas das que estão ao lado. Isso tudo ainda conta com um modo Curve, que permite a digitação pelo deslizamento dos dedos.

7. Swype (iOS, Android)

Se hoje você pode digitar seus textos por meio do deslizamento de dedos pelas teclas que estão no seu teclado, você precisa agradecer aos desenvolvedores do Swype. Este foi o primeiro aplicativo a permitir que essa ação fosse feita com mais fluidez, ainda nas primeiras versões do sistema operacional Android. Graças aos novos recursos do iOS 8, também é possível usar o app no iPhone.

Vale dizer que as últimas versões do sistema trouxeram uma novidade bem legal. Assim como alguns de seus concorrentes, o Swype também traz suporte para os emojis, mas o melhor de tudo é que eles podem ser utilizados por meio do próprio deslizamento de dedos. O app ainda traz cinco temas diferentes para quem quiser modificar o modo como utiliza os teclados dos smartphones.

Bônus: PopKey (iOS)

Sendo exclusivo para o iOS, o PopKey é também um dos únicos aplicativos disponíveis atualmente para a utilização de GIFs animados em conversas. Ele garante que qualquer usuário utilize as animações para se comunicar com os amigos por meio de mensagens MMS, pelo iMessage e também por outros aplicativos que tenham suporte para esse tipo de arquivo.

Com o PopKey, ainda é possível fazer com que suas próprias imagens e vídeos sejam transformados em GIFs para documentos personalizados. As conversas ficarão muito mais divertidas, uma vez que no lugar de emojis se torna possível criar uma maior interatividade entre os usuários.

.....

Gostou de conhecer os teclados alternativos que podem ser baixados em iPhones e aparelhos Android? Temos certeza de que dentro dessa lista você conseguirá encontrar um app que satisfaça todas as suas necessidades. Qual o seu favorito nessa lista? E o que você prefere: métodos de inserção por deslizamento ou por texto preditivo?