7-Zip 9.34

Dados - X

 

  • Gratuito
  • 1,40 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Sistema 32 bitsSistema 64 bits
  • Atualizado em 25/11/2014


Download

7-Zip é um aplicativo completamente gratuito para compactar e descompactar arquivos, oferecendo suporte a vários formatos populares de compressão.

Além disso, o programa também traz o seu mecanismo próprio para reaizar a tarefa, que é o responsável pelo nome da aplicação.

Assim, você pode contar com uma alternativa para aqueles casos nos quais for necessário mandar um arquivo comprimido para economizar espaço ou quando você receber um item precise ser descompactado. O programa é bem leve e não vai consumir muitos recursos do seu computador durante o uso, o que o torna uma boa opção mesmo para máquinas mais modestas.

Cuidado com os extras

Durante o processo de instalação, cinco telas são exibidas em sequência, oferecendo itens extras ao procedimento. Por meio delas, você pode adicionar o “Baidu antivírus”, “SweetPage”, “Foxwebber”, “PennyBee” e “Gameo” ao processo, fazendo, também, a inserção desses itens no seu computador.

Atenção aos extras

Se você não deseja tais alterações, em cada um dos itens utilize o botão “Não aceito”, até que as ofertas sejam finalizadas. Feito isso, basta continuar o procedimento normalmente.

Interface amigável

Não é fácil enviar arquivos de tamanho grande via internet; isso porque poucos serviços são capazes de suportar a transmissão de documentos que excedam um limite relativamente baixo. Assim, usar um compactador pode fazer toda a diferença entre conseguir ou não completar essa tarefa com sucesso, além de ser uma boa alternativa para quando você for colocar itens em uma mídia de armazenamento.

Tela principal do programa

Se você está cansado de lidar com programas pagos para a tarefa ou está em busca de outra opção para realizá-la, está na hora de conhecer o 7-Zip. A aplicação já está há alguns anos no mercado e sempre tem demonstrado a sua eficiência na realização do serviço. Tudo é realizado por meio de uma interface bem organizada e semelhante àquela apresentada por outros softwares dessa categoria.

O programa conta com vários menus de funções, mas, ainda assim, as suas principais alternativas são exibidas na forma de botão, para facilitar a visualização. Ele suporta uma série de formatos para ambos os processos, além de oferecer o seu modelo próprio, o 7z, que proporciona mais compressão para documentos de texto.

Fazendo compressões

Para comprimir um arquivo, abra o programa e utilize a árvore de arquivos exibida na tela para localizar o item desejado. Feito isso, o selecione e clique no botão “Adicionar”, presente na barra de ferramentas do aplicativo. Então, observe que uma nova janela é aberta para que você possa escolher os parâmetros da operação.

Parâmetros de compressão

Você também pode definir o nível de compressão desejado e o método a ser utilizado. Da mesma forma, é possível escolher detalhes como o tamanho do dicionário, da palavra e do bloco sólido, o número de threads empregadas no procedimento e a memória empregada. Se desejado há a possibilidade de dividir o conteúdo em volumes.

Entre outras opções, você pode deletar o item original após a compactação e o modo de atualização do documento. O programa também permite escolher uma senha para proteger o documento e indicar o método de criptografia a ser aplicado. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “OK”. Feito isso, a operação é iniciada automaticamente.

Descompactação e itens adicionais

O início do processo de descompactação é bem semelhante ao de compressão. Primeiro, você deve selecionar o arquivo a ser extraído na tela principal do programa. Em seguida, clique no botão “Extrair” e, feito isso, veja que uma nova janela é aberta. Ali, você pode indicar o local no qual o material deve ser armazenado.

Descompactação

Mesmo que você possa executar as operações oferecidas pelo programa diretamente na sua interface, ele também disponibiliza as principais ferramentas por meio de menu de contexto. Além das funções centrais, o aplicativo ainda traz uma série de opções interessantes, contando inclusive com um teste de Benchmark.