BitTorrent

Dados - X
  • Gratuito
  • 1,61 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 27/1/2015
  • Bram Cohen
Download

Com BitTorrent, você experimenta uma forma interessante e eficiente de baixar tudo o que quiser da internet. São milhares de arquivos de música, filmes e jogos à sua disposição, numa rede que já atingiu mais de 135 milhões de usuários e não para de crescer.

Podendo acessar arquivos provenientes do mundo inteiro, você tem entretenimento garantido a qualquer hora do dia, e o que é melhor, de forma gratuita, pois BitTorrent não custa nada!

Velocidade com qualidade
.

Como funciona?

Através de um protocolo próprio, o programa utiliza o conceito P2P (Peer-to-Peer) para conectar usuários a um tipo de compartilhamento de dados bastante efetivo. Diferente dos outros programas do ramo, o BitTorrent permite a você baixar cada arquivo em pequenos fragmentos aleatórios, de modo a tornar os seus downloads muito mais rápidos.

Interface simples e eficaz

Cada usuário contribui com uma parte do arquivo que escolheu baixar e, não havendo ordem no recebimento de dados, somente mais tarde todos os “pedaços” são organizados para poder usá-los realmente em seu computador. Enquanto isso, todos contribuem com a rede, mesmo com os arquivos que não tiveram seu download concluído. Assim, não há filas de espera e nem sobrecarga do servidor, pois, na verdade, você baixa todos os arquivos diretamente dos outros usuários.

Em suma, o sistema é bastante democrático, pois cada um contribui com o que pode e recebe proporcionalmente à sua contribuição. Ou seja, a sua taxa de download será sempre proporcional à de upload e, assim, todos saem ganhando. 

Os vários pedaços do arquivo baixado

Como usar?

Para usar, você precisa seguir apenas alguns passos básicos, mas que requerem um pouco de paciência. Primeiramente, deve procurar o arquivo que deseja, num site especializado em torrent — no programa não há sistemas de buscas específicos, por isso você mesmo deve ir atrás do arquivo de origem —.

Gráfico de conexão

O arquivo de formato “.torrent” possui as informações necessárias para que o compartilhamento seja iniciado, incluindo o local de origem e uma sequência verificadora da integridade do arquivo. Assim, após abrir o arquivo .torrent, você inicia o download, podendo acompanhar o seu andamento constantemente.

Agora com aplicativos internos

O BitTorrent não é apenas um software que facilita os downloads de arquivos. Ele agora é também uma suíte de aplicativos web que podem ser utilizados diretamente pela interface do programa. Há diversos programas que podem ser instalados rapidamente por meio da aba “Apps” que está no lado esquerdo do BT.

Aplicativos internos

Entre esses programas está o Torrent Tweet, que mescla sua conta do Twitter aos arquivos que estão sendo baixados, informando a timeline de suas atualizações. Também há aplicativos para facilitar a busca de novos feeds e vários outros que podem ser utilizados para segurança, para complementar os arquivos ou para diversão enquanto os downloads são realizados.