Android irá acelerar o carregamento dos sites em conexões lentas no Brasil

Dados - X
google

Páginas serão otimizadas a partir dos resultados das buscas / Imagem:

A internet móvel no Brasil está longe de oferecer uma experiência satisfatória. Parte dos usuários evitam acessar páginas na web para economizar o plano de dados ou para não se frustrarem com a demora no carregamento do conteúdo. Para tentar amenizar esse problema, o Google irá disponibilizar um recurso nos smartphones Android que tornará os sites mais leves quando estivermos em conexões lentas.

O recurso começará a funcionar daqui duas semanas, e ao ser identificada uma conexão lenta à internet, o Chrome irá carregar automaticamente versões mais leves dos sites solicitados. Para diminuir o tamanho das páginas, o Google irá realizar o que eles chamam de “transcodificação”, ou seja: compressão das imagens, remoção de códigos JavaScript menos importantes e redução de CSS

O resultado são páginas mais simplesem relação as originais, com a exibição de poucas imagens e conteúdos gráficos. Em alguns casos, a navegação pode ser prejudicada, por isso o Google sempre exibirá uma opção no topo do navegador para carregar a página original sem nenhum tipo de otimização.


Segundo a empresa, as páginas otimizadas serão aquelas acessadas a partir dos resultados de busca e somente para usuários em telefones celulares. Haverá um aviso nos resultados das pesquisas indicando quando uma página não pode ser otimizada, alertando que elas podem levar mais tempo para serem exibidas, além de utilizarem mais dados.

Esse recurso já é utilizado na Indonésia e resultou em carregamentos quatro vezes mais rápidos e economia de 80% nos dados móveis. Além disso, o tráfego aumentou mais de 50% nessas páginas.
google_pages_faster-700x424
A novidade também passará a funcionar na Índia. O Google disponibilizou uma página para os webmasters que tiverem dúvidas em relação ao relatório de visitas e os rendimentos com publicidade das páginas transcodificadas.