Android M apresenta melhora significativa na autonomia de bateria

Dados - X

Android-M
Uma das principais novidades do Android M é o recurso Doze, um novo gerenciador de energia. Ele identifica quando o seu celular não está sendo utilizado com frequência, para então diminuir a sincronização e o processamento dos apps.

Alguns testes feitos pelo blog alemão ComputerBase com a versão Developer Preview do sistema apontam para uma melhoria significativa na autonomia de bateria. Foram utilizados dois Nexus 5, um com a versão 5.1.1 Lollipop e o outro com o Android M. Os aparelhos estavam com os mesmos aplicativos instalados e suas baterias com carga máxima.

Ambos os celulares foram conectados no mesmo Wi-Fi e possuíam as mesmas configurações: Bluetooth, NFC, Android Beam, LED de notificações e toques estavam todos desativados. Além disso, nenhum dos dois estavam com o chip de operadora inserido.

O Nexus 5 rodando o Android 5.1.1 perdeu 4% da sua bateria após 8 horas em stand-by, 12% após 24 horas e 24% após 48 horas. Já o Nexus 5 rodando o Android M perdeu apenas 1.5% após 8 horas em stand-by, 4.5% após 24 horas e 9% após 48 horas.
Android-M-Nexus-5
A publicação concluiu que, com o Doze ativo o dispositivo com a versão mais recente do sistema iria conseguir chegar a 533 horas em stand-by, enquanto o celular com o Lollipop alcançaria cerca de 200 horas.