Como fazer o backup dos seus dados e aplicativos facilmente.

Dados - X

backup nos smartphones Android, assim como em qualquer outra plataforma, é de suma importância quando se possui arquivos que você não gostaria de perder(fotos, vídeos, músicas e documentos), é a forma de se assegurar que não perderá nada importante caso aconteça algum problema, imprevisto ou em uma eventual situação em que você faça uma atualização ou modificação do sistema do aparelho que seja necessário a formatação da memória interna.

Backup do Google

476799102329

O sistema Android, por padrão já possui uma opção de backup automático, com esse assistente você pode salvar e sincronizar na nuvem dados como contatos, notas do Keep, fotos (através do Google+), músicas do Google Play Music, emails do Gmail, arquivos do Drive, favoritos, histórico e senha do Chrome, dados do Google Calendário e a lista de aplicativos instalados, porém o sistema não permite o backup de dados como fotos tiradas na câmera, imagens e vídeo do whatsapp ou inseridos por download ou através do PC. Você pode escolher quais dados serão sincronizados assim que a conta google é inserida no aparelho ou pode ser feito posteriormente acessando Configurações > Contas > Google.

Backup geral (sem root)

476799102557

De maneira geral, fazer o backup completo do seu smartphone necessita de acesso root, porém recentemente um usuário do fórum XDA Developers trouxe um programa para Windows que permite o backup total do aparelho sem necessitar de acesso root ou bootloader desbloqueado.

O programa se chama Ultimate Backup Tool e promete backup total do seu aparelho de forma simples e intuitiva e apresenta uma ferramenta que permite restaurar o backup criado e fazer com que o aparelho volte ao que era rapidamente.

Por padrão o programa foi desenvolvido para o Google Nexus, mas deve funcionar tranquilamente em qualquer aparelho Android que rode a versão 4.0 ou superior do sistema.

Procedimento

O Processo é bem simples, basta fazer o download do programa Ultimate Backup Tool  , logo depois plugar o aparelho através do cabo USB, lembrando que é necessário que todos os drives do aparelho estejam instalados, o programa não exige instalação.

É necessário também preparar o aparelho para realizar o backup, para isso é verifique no final do menu de configurações do aparelho se existe a opção de desenvolvedor disponível, caso não esteja, abra a opção “Sobre o dispositivo” e procure pela aba “número da versão” ou “número de compilação” e clique 7 vezes em cima dessa opção, aparecerá uma mensagem informando que opção de desenvolvedor está ativa.

476799102952

Logo depois volte ao menu anterior, no final da página procure pela opção de desenvolvedor, ative a os recursos de desenvolvedor e procure pela aba “Depuração USB” e deixe ela marcada

476799102758

Realizando o Backup

Lembrando que por se tratar de um procedimento não testado em todos os aparelhos Android (o que é quase impossível) não existem garantias de que funcionará em qualquer smartphone Android.

Assim que o programa for baixado, com o celular já preparado e plugado ao PC,  abra-o e clique na opção “full backup” no caso de querer realizar o backup completo do aparelho, caso contrário selecione o que deseja salvar. Uma solicitação de permissão será exigida na tela do smartphone para continuar o backup.

476799103434

Clique na opção “Fazer Backup dos meus dados” ou “Back up my data” para dar inicio ao procedimento, você também pode criptografar os arquivos salvos inserindo uma senha ou deixar a opção em branco para usar a senha padrão

476799103954

Uma notificação aparecerá na tela do celular informando quando o processo for concluído, o backup será salvo na mesma pasta do programa no seu PC, com o nome de “backup.ab”.

E para fazer a restauração também é bem simples, basta clicar na opção “Restore” no canto superior direito no programa, novamente será exigida uma permissão na tela do celular, basta clicar em “Restaurar meu dados” ou“Restore my Data” e aguardo a conclusão do processo.

Backup utilizando o aplicativo “Backup Your Mobile”

O aplicativo “Backup Your Mobile” permite realizar basicamente o mesmo backup que o módulo padrão do Android faz, porém de uma forma mais intuitiva e com mais opções de personalização do conteúdo a ser salvo e permitindosalvar até mesmo aplicativos completos, nesse aplicativo você fará o backup dos seus dados para Google Drive, Dropbox ou OneDrive, também com opção para criptografar seus dados.

gggggggggggggg

Download do APP na Google Play: Backup Your Mobile

É isso ai pessoal, essas foram as formas mais simples e rápidas de se fazer o backup do seu aparelho sem precisar de acesso root e nem uma grande experiência com os aparelhos Android, lembrando que existem vários outros métodos de backup mais abrangentes e completos, porém a maior parte deles exigem acesso root e o usuário necessita de um certo conhecimento mais aprofundado no assunto para realiza-los com eficiência, os métodos abordados nesse tutorial tem como foco o usuário mais casual, usuários mais avançados podem também aproveitar desses métodos já que são formas bem simples e rápidas de se fazer o backup dos dados, espero que ajude a todos e até a próxima.

Mais notícias como esta você encontra aqui no Mobile Extreme. Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações em tempo real. Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo de tecnologia mobile.