como ocultar a sua pasta de imagens do WhatsApp

Dados - X

Você recebe bem mais do que mensagens no seu WhatsApp e eu sei disso, mas vamos dizer que é bem comum passar por situações embaraçosas como esta: alguém está vendo fotos no seu celular e, por acaso, está na pasta de fotos do mensageiro instantâneo, então acaba vendo bem mais do que deveria.

Caso alguma vez você já tenha vivido alguma situação semelhante, então uma das melhores saídas é ocultar esta pasta de imagens do WhatsApp. Isso é feito de forma bem simples e não demanda um aparelho rooteado. Você vai precisar de um gerenciador de arquivos qualquer que seja capaz de criar pastas — algo bem simples, o famoso “mamão com açúcar”.

Fique de olho nas instruções.

1. Baixe um gerenciador de arquivos da sua preferência. Nós utilizamos o ES File Explorer (clique para acessar) neste tutorial, mas outros nomes comoASTRO File Manager ou o Solid Explorer podem servir da mesma forma.

2. Abra o aplicativo e procure pela pasta do WhatsApp.

3. Dentro dela, acesse a pasta “Media” e, depois, a pasta “WhatsApp Images”.

4. Neste diretório, pressione no botão “Novo” e depois pressione a opção “Arquivo”.

5. Este arquivo deve ser nomeado como “.nomedia” (sem aspas). Um aviso aparece na tela informando que ele foi criado.

6. Depois disso, vá até a Galeria do Android e confira que a pasta de fotos do WhatsApp sumiu.

7. Quando quiser acessar novamente a pasta, você tem a opção de fazer isso usando o próprio gerenciador de arquivos (basta encontrar a pasta de fotos do WhatsApp por ali) ou então apagar o arquivo “.nomedia”. Para isso, vá até o gerenciador de arquivos e encontre, acesse as configurações e depois vá em “Ferramentas” e ativa a opção “Mostrar ficheiros ocultos”.

Feito isso, a pasta volta a ser exibida nos aplicativos de galeria e pode ser acessada rapidamente por qualquer um.