Completamente inútil: Google remove app de segurança nº 1 da Play Store

Dados - X

Completamente inútil: Google remove app de segurança nº 1 da Play Store (Fonte da imagem: Reprodução/Softonic)

A Google Play não conta com uma curadoria que examina os aplicativos antes de eles serem adicionados na loja, como é o caso da App Store, da Apple. Há apenas uma política de conteúdo e também um sistema de avaliação, que analisa os programas depois que eles já estão na base.  

Se por um lado isso aumenta a variedade de opções, por outro lado baixa a qualidade – levando em conta que qualquer app (qualquer mesmo) pode ser adicionado. E por causa desse sistema, um aplicativo de segurança, que se revelou uma farsa completa, chegou ao primeiro lugar entre os aplicativos pagos mais baixados da Google Play.

O Virus Shield, que já foi removido da loja, custava 3,99 e foi baixado 10 mil vezes pelos usuários. Ele literalmente não fazia nada para proteger os aparelhos contra um vírus – de acordo com o Android Police, ele simplesmente mostrava um ícone em formato de escudo que exibia um X indicando que o dispositivo estava infectado e um sinal de visto para indicar que o aparelho estava seguro.

Olhos atentos

O aplicativo só foi removido depois que os usuários o marcaram como malicioso – o que expõe uma falha grave da loja. Virus Shield chegou a receber a classificação média de 4,7 estrelas na Google Play, apesar do fato de que ele estava enganando milhares de pessoas.

Isso prova que é preciso ter muita cautela antes de baixar um aplicativo dentro da Google Play, principalmente se ele for um app de segurança. E também que a Google precisa rever sua política de publicação na loja para que casos como esse não se repitam.

Fonte:TecMundo.