Criando lendo e escrevendo arquivos com php

Dados - X

Olá galera, hoje nós vamos aprender a criar, escrever e ler arquivos com o php. com esse tutorial vocês vão aprender a criar arquivos do tipo PHP, HTML, JS, CSS, XML, SQL e outros.

Vídeo aula: Criando, escrevendo e lendo arquivo com php

Na vídeo aula acima usamos as funções file_put_contents() para criar e escrever arquivos e usamos a file_get_contents() para ler ou seja pegar o conteúdo dentro arquivo.
A função file_put_constants() suporta ate 3 argumento sendo que dois são obrigatórios, são eles o caminho mais nome do arquivo por exemplo: ../criararquivo/dado.txt nesse exemplos estamos informado que o arquivo tem que ser criado na pasta criar arquivo e o nome do arquivo vai ser dados e o arquivo vai ser do tipo txt ou seja arquivo de texto comum caso altere a extensão de .txt para .html o arquivo gerado vai ser do tipo documento html. O segundo argumento é o conteúdo o terceiro e último argumento da função file_put_contents() e o FILE_APPEND esse argumento é utilizado para que o conteúdo do arquivo não seja perdido ou seja caso já tenha conteúdo dentro do arquivo esse conteúdo vai ser mantido e o novo conteúdo vai ser adicionado.
Exemplo:
file_put_contents('caminho+nome+extensão','Conteúdo');
No script acima se o arquivo tiver conteúdo ele vai ser apagado e será inserido o novo conteúdo.

file_put_contents('caminho+nome+extensão','Conteúdo',FILE_APPEND);
No script acima se o arquivo tiver conteúdo esse conteúdo vai ser mantido a o novo conteúdo vai ser adicionado no arquivo.

O file_get_contents() suporta um argumento que é o caminho do arquivo.
Exemplo:
file_get_contents('caminho+nome+extensão');

Download do código fonte do tutorial.