DNS do Google foi sequestrado no óltimo fim de semana

Dados - X

DNS do Google foi sequestrado no último fim de semana

Quando você acessa a internet, seu provedor de internet manda uma conexão através de um DNS, uma espécie de lista de endereços da grande rede, que traduz IPs para um formato legível para humanos. Basicamente, quando você digita um endereço no seu navegador, o DNS faz com que aquele termo seja interpretado por máquinas e apresente o resultado que você deseja.

Muitas pessoas utilizam esse serviço de terceiros, em especial, o DNS do Google. Agora, foi confirmado que o DNS foi sequestrado no último fim de semana.

De acordo com a empresa BGPmon, o servidor de DNS 8.8.8.8/32 do Google foi sequestrado por um total de 22 minutos no último sábado, dia 15 de março. Nesse período, milhões de internautas, incluindo instituições financeiras e governamentais de todo o mundo, eram redirecionados para as divisões da Venezuela e Brasil da empresa BT, companhia de telecomunicações britânica que opera em mais de 170 países.

Especialistas suspeitam que hackers exploraram uma vulnerabilidade na BGP (Border Gateway Protocol), que é usada para trocar dados entre grandes provedores de internet. O ataque possibilitou que os hackers redirecionassem o tráfego para um roteador controlado por eles.

Essa não é a primeira vez que o DNS público do Google é vítima de ataque de hackers. Em 2010, o servidor teve o seu tráfego sequestrado e redirecionado para endereços da Romênia e Áustria.

Fonte: TecMundo.