Nokia vai voltar ao mercado de smartphones, mas não como você imagina

Dados - X

 

você temia pelo futuro da marca Nokia, que vai desaparecer por completo da linha Lumia de smartphones, agora propriedade da Microsoft, talvez essa notícia deixe você animado. De acordo com o site Nokia Power User, que esteve no evento “Nokia Capital Markets Day”, a marca planeja sua volta ao mercado de smartphones em 2016.

Porém, ela deve voltar de uma maneira muito diferente do que você imagina. De acordo com o CEO da Nokia, Rajeev Suri, a empresa vai voltar ao mercado de smartphones sim, mas não tem intenção de fabricar os seus próprios aparelhos. A ideia é licenciar a marca para que outros fabricantes coloquem smartphones “Nokia” no mercado. Porém, devido a questões contratuais, legalmente isso não poderá acontecer antes do último trimestre de 2016.

A empresa, entretanto, pretende manter um controle mínimo sobre o que será fabricado, como forma de atestar as qualidades e os valores que serão vinculados à marca. Na prática, como outros especialistas já afirmaram anteriormente, essa situação pode estabelecer um cenário curioso nos próximos anos no mercado.

Poderemos ter, por exemplo, a Nokia vendendo smartphones Android para o consumidor final e competindo diretamente contra o Windows Phone e a linha Lumia, que ajudou a popularizar. Será que essa situação impactaria nas vendas dos dispositivos com o SO da Microsoft?