O Snapdragon 805 para celulares é mais potente que a maioria dos desktops

Dados - X

A maioria dos smartphones topo de linha estão utilizando Snapdragon 800, um chip para dispositivos móveis da Qualcomm com alta capacidade. Há pouco tempo atrás, nós aqui do TecMundo tivemos a chance de experimentar o Snapdragon 805, lançado oficialmente durante o evento Consumer Electronics Show, nos EUA. O chip tem um processador ARM quad-core de até 2,5 GHz e GPU Adreno 420, que promete desempenho até 40% maior que a antecessora, além de ser o primeiro do mercado a suportar a captura e visualização de vídeos em Ultra HD (4K), com quatro vezes mais pixels do que a resolução Full HD.

Na realidade, o modelo antecessor, o Snapdragon 800, já conseguia realizar alguns feitos em 4K, mas a Adreno 420 trouxe algumas novidades: com funções avançadas para renderização em 4K, como tessellation em hardware e geometry shaders, garantindo que os jogos tenham qualidade gráfica melhor e se tornem ainda mais realistas.

Outra novidade da nova placa é que ela será a primeira a suportar decodificação por hardware de vídeos em 4K HEVC, também conhecido como H.265, o que torna possível a reprodução de vídeos em Ultra HD com menor consumo de energia.

O processador de primeira linha

No sentido CPU, o chip Snapdragon 805 promete aumentar significativamente a barreira do desempenho. Se a versão antiga do chip trabalhava com quatro núcleos Krait 400 de até 2,3 GHz, o Snapdragon 805 vêm com núcleos mais poderosos (Krait 450) que vão rodar com frequência de até 2,5 GHz. Talvez uma das propriedades mais importantes do novo produto da Qualcomm é a sua largura de banda para comunicação com a memória, que consegue alcançar velocidade de até 25,6 GB/s, o representa o dobro do que suportava o Snapdragon 800.

Até agora dois celulares já foram apresentados com o novo processador, ambos na Coreia do Sul: o LG G3 Prime e o Samsung Galaxy S5 Prime, que funcionam como versões mais recentes e superiores do Galaxy S5 e G3. A ideia com estes aparelhos é dar maior ênfase aos consumidores mais viciados em tecnologia, que precisam de muita velocidade para aprimorar o seu uso diário dos aparelhos. Ainda não existe previsão de chegada no Brasil do novo chip da Qualcomm, mas certamente ainda demorar alguns meses.

Especificações:

CPU

Quad-core Krait 450 CPU com até 2.7 GHz para cada núcleo

GPU

Qualcomm® Adreno™ 420 GPU

DSP

Hexagon™ V50 DSP (up to 800MHz)

Modem

4G LTE Advanced World Mode integrado, suporte para  LTE FDD, LTE TDD, WCDMA (DC-HSPA+, DC-HSUPA), CDMA1x, EV-DO Rev. B, TD-SCDMA and GSM/EDGE

CAT6 com velocidade de até 300 Mbps quando pareado com a 4 geração do  LTE modem integrado, suporte para LTE-Broadcast, e LTE multimode dual SIM (DSDS and DSDA)

4G LTE Advanced CAT4 speeds de até 150 Mbps quando pareado com a 3 geração de LTE modem integrado, com suporte Qualcomm RF360 e LTE-Broadcast

RF LTE multimode transceiver com Qualcomm RF360 Front End solution fpata mais banda, menos energia e mais redução de PCB
USB

USB 3.0/2.0

Bluetooth

BT4.1

WiFi

Qualcomm® VIVE™ 2-stream 802.11n/ac with MU-MIMO

GPS

Qualcomm® IZat™ Gen8B

NFC

Sim

Video

4K playback com H.264 (AVC) e H.265 (HEVC) formats

4K capture com formato H.264 (AVC)

Hollywood Quality Video™ technology (in HW) para pós-processamento

Suporta DASH

Camera

Até 55 MP Dual ISP

Display

4K Ultra HD para os dispositivos 4K Ultra HD ou para HDTV

displays externos de 1080p e 4K 

Carregamento rápido

Qualcomm Quick Charge™ 2.0

SMB1356/7/8/9

HW Integrado

Voltage In = 9V, até 3A externo

Memória/armazenamento

LPDDR3 800MHz Dual-channel 64-bit (12.8GBps)/UFS Gear2 2L eMMC 5.0 SATA3 SD 3.0 (UHS-I)

Tecnologia de processamento

28nm HPm

Fonte(s) Qualcomm