Opera

Dados - X

Muito se fala da disputa acirrada pela liderança do mercado de navegadores, principalmente entre Google ChromeMozilla Firefox.

Esses browsers podem até ser os mais usados no mundo, mas isso não significa que eles são os únicos capazes de promover uma navegação de qualidade.

O Opera está aí para provar isso, com 16 anos de existência e carregando o título de pioneiro em diversas funcionalidades que também foram adotadas por outros softwares do gênero — valendo um destaque especial para o Speed Dial.

E a companhia norueguesa responsável por este navegador está empenhada em mostrar aos internautas que o seu produto pode ser tão bom ou, quem sabe, até mais qualificado que os “queridinhos” do momento.

Vídeo de apresentação

 

As novidades mais recentes

Em sua mais recente versão, o Opera não recebeu mudanças em sua interface (algo comum à maioria dos browsers mais populares da atualidade), mas trouxe melhorias importantes para que os seus adeptos tenham uma navegação ainda mais veloz e agradável.

Entre as novidades, estão a atualização da sua engine (o Chromium, que está na edição 29), a adoção da API de geolocalização chamada W3C, o aprimoramento do mecanismo de preenchimento automático de formulários, o suporte para o modo de apresentação no sistema operacional da Apple (OS X), a correção de diversos bugs e a ativação da função opera:flags como nativa.

Opera

 

Ao digitar essa string na barra de endereço do Opera, você é redirecionado para uma espécie de laboratório de recursos experimentais — permitindo que você os conheça e os utilize em primeira mão, antes mesmo que sejam oferecidos como nativos neste canal de avaliação do browser.

Atenção! É válido salientar que qualquer uma das funcionalidades disponibilizadas pela seção Experiments pode ser encerrada sem prévio aviso e tem o potencial de causar mau funcionamento do navegador. Por isso, tais funções são recomendadas apenas para internautas experientes.

Os destaques

Menu mais enxuto

Opera

assim como vem acontecendo com a maioria dos navegadores da atualidade, o Opera também tem prezado pela simplicidade e priorizado um visual mais minimalista. Nesse sentido, quem conhece o navegador há mais tempo percebe facilmente que o seu menu principal está mais enxuto.

Agora, quando você pressiona o botão “Opera”, o menu exibido reúne logo na sua estrutura inicial quase todas os recursos de configuração oferecidos. Antes, essas ferramentas ficavam muitas vezes “escondidas” em subníveis, dificultando o acesso de quem ainda não estava familiarizado com ele.

 

Nunca mais perca suas abas

 

Isso já deve ter acontecido com você: uma página é aberta no navegador e, logo em seguida, várias outras estão “acumuladas”. Quando você se lembra do primeiro site, percebe que ele está perdido em meio a tantas abas.

Opera

 

Tentando deixar as coisas mais organizadas, o Opera traz a função de fixar as abas em um local. Isso permite que aquelas páginas que você precisa acessar com mais facilidade fiquem sempre no mesmo lugar que você as deixou.

 

Personalize a maneira como você faz buscas na internet

 

O Opera traz uma função que possibilita customizar a forma como você realiza uma pesquisa em sites da internet. Através da área de gerenciamento de buscas, você consegue incluir um site qualquer, como o Baixaki, uma tag para identificá-lo e o link de busca para ele.

Opera

 

Feito isso, sempre que você precisar fazer alguma busca relacionada à essa página da internet, basta digitar a tag de identificação dele na barra de endereço e o que você está procurando, para que o Opera direcione para os resultados dentro do site.

Acesso prático aos sites mais visitados

O Opera foi um dos primeiros browsers a adotar um recurso com o objetivo de reunir em uma única tela vários atalhos para os sites mais visitados pelo internauta. A ideia do Speed Dial deu tão certo que praticamente todos os navegadores da atualidade aderiram a ela.

As novidades nesse mecanismo são a presença de um campo de pesquisa na web e outro para as páginas linkadas nele, além da possibilidade de agrupar vários atalhos em pastas.

Opera

Com isso, o seu acervo de páginas favoritas pode ser mais bem organizado, fica mais fácil encontrar um atalho específico e as pesquisas por termos na internet podem ser realizadas de maneira mais rápida e prática.

Agora não posso, leio depois

Outra peculiaridade do Opera é o recurso Stash, o qual é facilmente identificado pelo ícone de um coração. A proposta dele é permitir que você marque páginas do seu interesse para uma leitura posterior.

Para isso, a barra de endereço do browser teve adicionado um botão na sua extremidade direita. Sempre que você visitar um conteúdo que deseje ler, mas não tenha tempo naquele exato momento, basta clicar nesse mecanismo.

Opera

Automaticamente, o navegador registra a URL da página e a disponibiliza em uma seção própria (que pode ser visitada rapidamente pelo Speed Dial) na forma de lista ou tendo a parte inicial exibida em quadros expansíveis.

A lista de matérias para ler está grande e você não acha aquela notícia desejada? Não se preocupe, pois o Stash também oferece um sistema de busca apenas para os atalhos criados em seu domínio.

Sempre bem informado

Um dos maiores destaques e diferenciais do Opera é a ferramenta denominada “Descobrir”. Ela funciona basicamente como um leitor de feeds RSS, ou seja, notícias de diferentes veículos de comunicação são apresentadas em uma única tela.

Clicando sobre qualquer uma das miniaturas ou em um dos títulos exibidos, uma nova aba é aberta com o conteúdo na íntegra e na sua fonte original. Como o seu próprio nome revela, esse recurso pretende fazer com que você descubra coisas novas e se mantenha bem informado.

No canto superior direito, por meio do ícone tradicional de menus de configuração, você é capaz de determinar o país e o idioma nos quais o Descobrir deve se basear para coletar conteúdos.

Do outro lado, em um menu de seleção suspenso, é possível selecionar uma das categorias de notícias disponíveis. Entre essas segmentações, você encontra esportes, alimentação, economia, lazer, empresas, entretenimento, saúde, viagens, estilo de vida, artes, ciência e muito mais.

Deixe o Opera com a sua cara

Sem dúvida, personalizar os recursos do computador e quantos programas forem possíveis é uma das atividades mais adoradas por aqueles que utilizam um PC. Nesse caminho, o Opera conta com cinco temas que aplicam planos de fundo diferentes e alteram a tonalidade de alguns detalhes da interface do browser.

Entre os cenários disponíveis, você encontra saltos de wingsuit, céu com nuvens, um surfista na praia, figuras geométricas e cores sólidas. Todas as imagens possuem ótima qualidade e prometem embelezar ainda mais a sua máquina. O melhor é que você pode acessar esse acervo diretamente do menu principal do navegador.



Download do Opera