Remover o programa padrão de uma extensão de arquivo Windows.

Dados - X
Olá pessoal hoje eu vou ensinar como desassociar extensão de arquivos no Windows 8. Sabe quando você vai abrir um arquivo e sem querer você abrir o arquivo com o programa errado e a extensão fica salvo com a quele programa como padrão, nesse caso é só alterar novamente para o programa correto, mas quando associamos a extensão de um arquivo desconhecido como por exemplo uma dll todos os arquivos dll fica associado ao programa que você escolheu, e como  esses arquivos não tem programas padrão para abrir fica a duvida como voltar ao normal. No nosso exemplo vou associar o programa da Adobe aos arquivos DLL para ser mais exato vou usar o Adobe Reader como você pode ver na imagem abaixo

 

Como vocês pode ver na imagem acima tá tudo OK, já na imagem abaixo a extensão dll esta associada ao Adobe Reader.

Como você pode ver todos os arquivos com a extensão .dll do computador está agora associado ao programa da Adobe, o arquivo dll é um arquivo do tipo desconhecido para Windows para que esse arquivo volte a forma desconhecida, vou ensina duas maneira uma rápida e fácil e a outra um pouco mais complicada.

Exemplo 1
 Para voltar ao normal você vai ate o arquivo que no nosso caso é um arquivo dll e seleciona o arquivo e clica com o botão direito do mouse e escolha propriedade, veja imagem abaixo

 

Escolha a opção alterar.

 

Depois escolha o ícone que representa o arquivo DLL no Windows 8.
e pronto aplicar e OK e a extensão vai tá normal.

baixe o ícone clicando com o botão direito e escolhendo a opção salvar imagem como...



 Exemplo 2
basta você abrir o Painel de Controle e escolher a opção programas como mostra a figura abaixo.

Vai aparecer essa janela.

Lembrando que para ir para a janela da imagem acima você tem que clicar em programas e não em desinstalar um programa. Quando você chegar nessa janela você vai escolher a opção Programas Padrão, como mostra imagem abaixo.

Vai aparecer essa janela.

Agora escolha a opção Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa. Como mostra imagem abaixo.

Vai demora um pouco carregando e vai aparecer uma lista com todas as extensões que o Windows conseguiu localizar no seu computador, basta você localizar a extensão que você que consertar no nosso caso a extensão dll, como você ver na imagem abaixo.

 



Após selecionar a extensão que você deseja alterar, escolher a opção alterar programa como você pode ver na imagem abaixo.

E escolha o programa que você quer associar a essa extensão, no nosso caso o arquivo dll é um tipo desconhecido para que um arquivo fique como desconhecido no Windows basta você selecionar um arquivo desconhecido como o próprio arquivo dll pois apesar do Adobe esta associado aos arquivos dll ele ainda é um arquivo desconhecido pois o Adobe não consegui abrir essa extensão, veja exemplo abaixo.

 

 

 


Após escolher o arquivo dll seu arquivo deve ficar assim.

 Como você pode ver o arquivo tá com o ícone de representação em brando para ficar normal é só fazer o mesmo procedimento mas dessa vez você escolhe o ícone que representa o arquivo dll para Windows. Veja Abaixo.

Pronto os arquivo dll voltarão ao normal isso funciona com qualquer arquivo.
ícone dos arquivos dll no Windows